Go to Home  
 

Non Magnetic DAM Aquamaster

O uso militar do DA Aqua-Master Tradução do artigo http://vintagedoublehose.com/vdh-manuals/da.pdf

A Marinha dos EUA teve envolvimento com a US Divers por um longo período. Desde os testes iniciais feitos pela Marinha, como já foi mencionado antes, a necessidade por um regulador que era de valor militar, tinha muita importância.

A US Divers produziu os modelos DAs NAVY APPROVED na década de 1950, que, aparentemente, haviam sido submetidos a testes.

Este modelo e os seguintes DAs AQUA-MASTER eram feitos de materiais não magnéticos.

Relatórios de testes da biblioteca NEDU foram encontrados - Bernie Campoli (2010):

• # 7-56: US Divers non-magnetic open circuit demand scuba; Project NS185-005, Subtask 4, Test 32, P.L. Willoughby, 1955 e

• # Test of US Divers Non-Magnetic Open-Circuit Demand Regulator and Cylinders to determine adherence to specification requirements, Project F011-06-03, Task 3380, Test 15, J.V. Harter, S.D. Zuber, R. Garrahan, 1965.

Informações disponíveis sobre o US DiversNon-Magnetic DA AQUA-MASTER, ou NONMAG são muito superficiais. Datas de fabricação e números de produção são desconhecidos, neste momento. As pequenas amostras de alguns exemplares que são conhecidos têm o endereço da W. Pico W. e West Warner nas etiquetas.

De 1968 até pelo menos 1970, os Catálogos da Us Divers, uma versão do regulador Non-Magnetic DA AQUA-MASTER estava listada com o número de item 1062-00. Estava dito que ele cumpria as especificações militares Mil R-19595 e 19558. Assim, a hipótese atual é que o NONMAG estava disponível ao longo de todo período de tempo DA AQUA-MASTER.

O regulador NONMAG DA AQUA-MASTER foi construído para facilitar as necessidades do mergulhador militar. Teria uma assinatura magnética praticamente inexistente, o menor número possível de pontos de falha, a menor quantidade de refletividade visual, e o custo unitário mais baixo possível. Seria utilizado com cilindros duplos de alumínio SCUBA (inédito na época) e um manifold não magnético com válvulas do tipo J (com reserva), permitindo que o mergulhador pudesse usar em missões que requeressem a característica anti-magnética do equipamento.

Na parte interior, o regulador é diferente de qualquer outro regulador já feito. O assento de alta pressão, o poppet do segundo estágio e o retentor, são todos banhados a ouro, assim como o NOZZLE (bico).

Estas peças podiam ser facilmente identificadas, pois eram marcados com uma linha gravada ao redor de sua circunferência. Todas as principais partes do regulador, incluindo o corpo e o YOKE, eram carimbadas com um caractere especial semelhante a um mu minúsculos do alfabeto grego. Na parte externa, o regulador tinha um acabamento com pintura preto fosco com baixa visibilidade.

Sob a pintura tinha um revestimento de zinco, que cobria a camada de cobre. O substrato, ou material de base, do regulador era o latão. Este regulador possui uma porta hookah falsa ou não-funcional.

Existem duas teorias principais sobre os porquês de a Marinha American possuir reguladores produzidos dessa forma. Em primeiro lugar, a porta hookah “falsa” eliminaria outro ponto de possível falha porque haveria menos pontos de vazamento de ar, o que colocaria em risco a missão ou aumentarria o risco da descoberta do mergulhador militar. Segundo, que era mais barato fazer e fabricar um regulador sem uma porta hookah, e se os corpos fossem feito para se submeter ao processo de revestimento único para reduzir sua assinatura magnética, então eles teriam que ser feitos de forma diferente das peças de mercado para funcionar.

O NONMAG é tão fácil de respirar quanto o sua contra-parte civil, embora seja um pouco mais difícil de se conservar em um ambiente de água salgada devido ao seu acabamento pintado.

Cada modelo que foi identificado como sendo um NONMAG possui uma configuração idêntica, como era o requisitado para os militares. Mangueiras eram sempre pretas, mas foram encontrados bocais tanto retos, como curvos, provavelmente correspondente ao ano de sua produção.

Modelos posteriores tinham braçadeiras de nylon padrão para o período de tempo de pós-1961. Todos os clamps de fixação das mangueiras eram de bronze, para eliminar qualquer assinatura potencial magnética e para reduzir o brilho. O YOKE tinha um estilo mais curto, ou seja, que não permitia o uso do banjo, e possuíam o parafuso do YOKE com o velho logotipo estampado da US Diver.

Todos os NONMAGS utilizavam prendedores de Clipe “C” como o principal método de fixação dos corpos de topo e de fundo (fixação das latas). A maioria dos modelos que têm sido vistos parecem ter sido pintados após a sua montagem final, o que significa que os modelos originais, geralmente, não têm tinta dentro da lata (corpo) de inalação, e vão ter excesso de pintura no interior do corpo (lata) de exaustão. (Sivonda, R., 2010)

 

Fonte:

www.vintagedoublehose.com

 

NSN1

#235.343

#236.166

#236.345

#237.065

#237.757

#238.033

#238.348

#238.400

#238.511

#239.563

#239.564

#240.414

 

#240.731

#241.476

Aqua-Master #AM1.721

 



 
Apoio   Scuba Point Facebook

 
Terms of Use Copyright © CG-45 Collection     -     All Rights Reserved Contact